ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Abiesv cria diretoria de Visual Merchandising,  com ações para fortalecimento da área

Abiesv cria diretoria de Visual Merchandising, com ações para fortalecimento da área

13 out 2019

Por Sonia Paloschi

Uma área que só cresce no Brasil, ainda é muito jovem, não tem 40 anos de idade.

O varejo brasileiro, nestes últimos 35 anos, tem aprendido a conhecer e utilizar o Visual Merchandising de maneira estratégica. Dentro da estrutura comercial uniu departamentos importantes nas grandes, médias e pequenas empresas: Compras, que tem como objetivo colocar o melhor produto; Operações, que faz com que o produto seja exposto de maneira valorizada;  e Marketing, que leva para o PDV ações de varejo, seja institucional e/ou promocional, informando e facilitando a venda. Todos focados no seu público-alvo.

Esta linguagem comercial passa pela estrutura física da loja, a arquitetura, que tem como padrão a estratégia das áreas comerciais levadas pelo Visual Merchandising, ancorando o objetivo da venda, ou seja, acreditar na parceria Arquitetura e Visual Merchandising.

Por ser uma área que ainda não tem respaldo de uma graduação ou formação técnica, alguns acabam optando por vários caminhos que nem sempre são profissionalizados. Muitos ficam sem parâmetro para contratar um profissional e, principalmente, saber o que pedir a este profissional.

Diante de tanta importância, a Abiesv abriu uma diretoria de Visual Merchandising, na qual fui convidada a dirigir e, através dela, buscar, cada vez mais, um direcionamento aos varejistas e oportunidades aos profissionais na área.

Vamos buscar profissionais de vários segmentos, afinal VM não é só moda, fortalecendo, por meio dos associados, esta categoria que faz a diferença no varejo.

A ideia será dividir estes profissionais de acordo com sua experiência e que cada um possa contribuir com os varejistas fortalecendo, cada vez mais, o Visual Merchandising.

Promover eventos, fortalecer a área junto a universidades e criar o primeiro curso técnico aprovado pelo MEC e principalmente conscientizar o mercado que VM não é somente a “cereja do bolo” e sim uma ferramenta de vendas, com suporte estratégico e que na união do tripé –Compras|Operações|Marketing — seja feito um trabalho que atenda a marca, o produto e a operação da loja.

Queremos sim a ‘cereja do bolo’, mas que este bolo venha recheado de resultados reais.

Sonia Paloschi – diretora de Visual Merchandising da Abiesv. Com 30 anos de atuação na área de varejo e há mais de 20 anos à frente do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising (www.purchase.com.br). Sonia já desenvolveu projetos como gestora para a C&A, Riachuelo, Mappin, Mesbla e Ponto Frio, entre outros.