ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABIESV cria Comitê de Visual Merchandising

ABIESV cria Comitê de Visual Merchandising

19 jun 2020

Os objetivos são estimular a profissionalização da área e ajudar o lojista a contratar o melhor serviço dentro de suas necessidades

 “O Visual Merchandising é extremamente importante para o varejo. O objetivo ao criar o comitê é estimular a profissionalização da área e auxiliar o mercado a criar cursos de capacitação para visual merchandising. Assim, se pretende melhorar a qualificação desses profissionais para que sejam mais reconhecidos no mercado”, afirma Marcos Andrade, presidente da ABIESV e CEO da Expor Manequins, se referindo ao novo Comitê de Visual Merchandising, que acaba de ser criado.

Segundo Andrade, a Abiesv tem muitos associados da área de VM e no Brasil tem, no mínimo, 53 mil profissionais, autônomos e atuando em empresas (número levantado no Linkedin).  “São profissionais que precisam entregar soluções atraentes e resultados para as marcas, reforçando seus conceitos e gerando vendas. Costumamos dizer que muito do que a gente vê é visual e pouco merchandising”, completa o presidente, que é palestrante em várias áreas do varejo, inclusive VM e, também, vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Visual Merchandising.

Sonia Paloschi, diretora de VM da Abiesv e coordenadora do novo Comitê, completa ao dizer que hoje realmente não existe formação acadêmica para VM. “Temos profissionais da década de 90 até do início do ano 2000, que aprenderam tudo na raça, autodidatas, que dentro de empresas foram descobrindo caminhos para um bom trabalho nesta área”.

Conforme explica Sonia, poucas pessoas entendem essa profissão e muitos varejistas ainda a desconhecem, e por isso não se utilizam dos benefícios que um trabalho profissional de VM traz para os negócios. Segundo esclarece, é preciso mostrar ao mercado que um Visual Merchandiser completo tem uma formação tanto operacional quanto estratégica, se envolve com os vários departamentos, compras, operações, vendas e recursos humanos, entre outros. Faz parte de todo esse processo e dá suporte principalmente ao marketing. “Quer dizer, o trabalho do VM vai muito além de fazer uma vitrina de loja e vestir o manequim. Principalmente hoje, que estamos vivendo um momento delicado, há uma forte necessidade de o varejo se reinventar e o Visual Merchandising tem um poder de organizar e ajudar nessa nova etapa”, explica a especialista, que tem  30 anos de atuação na área de varejo, cuja contribuição para a evolução do VM foi das mais valiosas e que hoje também está à frente do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising.

Sonia também conta que o lojista tem muita dificuldade em contratar um VM, por não saber na sua totalidade o que esse profissional faz. “Por meio do Comitê da Abiesv também pretendemos orientar o lojista nessa contratação para que tenha o que necessita, não uma loja linda e que não venda nada, e sim uma loja com boa experiência de compra e que tenha bons resultados cumprindo metas que esperava”. A executiva ressalta, ainda, que o VM hoje não é só um trabalho feito na área de moda, está nos mais variados segmentos, desde farmácias até lojas de materiais de construção. “O trabalho é muito amplo, por isso é cada vez maior a necessidade de reconhecimento do profissional, que favorecerá a todos, o VM e o lojista”, conclui.

Faz parte do Comitê de Visual Merchandising da Abiesv os profissionais Ará Candio, especialista em VM há mais de 20 anos e sócio-fundador da VIU – Visual Identidade Única; Lilian Salmim, professora de VM, que tem seu estúdio onde desenvolve projetos de designer store e técnicas de VM exclusivas; Endrigo Pontes Lima, cofundador da Vitrail VM e especialista também em neuromarketing; Sylvia Demestresco, leciona VM na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrine; Emerson Santos Aragão, professor de VM no Senac, especializado em vitrinismo, personal stylist e produção de moda; Suyanne Martins Delfino, estudante de VM e concluinte de design de interiores, administradora com MBA Marketing e Branding, com escritório comercial para o varejo; Márcia Dias Pino, especialista em Varejo de Moda e que tem seu studio Mah Pino; Sarah Barbosa,  designer de interiores, especialista em VM, que atua na área de Retail Design, já tendo participado do trabalho de grandes marcas do varejo, como Arezzo; e Ayrton Carvalho Mello Junior, que tem mais de 25 anos de experiência em VM e vitrinismo, foi docente do Senac por 10 anos, tendo entre seus clientes a Original Hering  (Marau/RS).

“O objetivo na formação deste grupo foi reunir várias expertises dentro da área e assim deixar os conteúdos mais ricos”, conta Sonia. Entre as primeiras iniciativas do Comitê de Visual Merchandising da Abiesv está a criação do Consultório de VM, serviço gratuito, que ganhará espaço em uma próxima matéria. Aguardem.