ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABIESV – 20 anos comprometida com o setor varejista

ABIESV – 20 anos comprometida com o setor varejista

25 mar 2022
  • A história de uma entidade que nasceu para compartilhar o conhecimento acumulado pelos melhores profissionais do mercado de equipamentos e de serviços para o varejo
  •  Os Associados falam sobre os benefícios dessa trajetória em parceria

Em 2002 nascia a ABIESV, pelas mãos de um grupo de empresários, importantes fornecedores do varejo. Na época, no setor cresciam os hipermercados e as redes especializadas em eletroeletrônicos, cama & mesa e utilidades domésticas. Um período marcado pelos processos de fusões e aquisições, com o aumento na participação das grandes redes de varejo nacionais, como os grupos Pão de Açúcar, Carrefour e Sendas, e estrangeiros, como o Walmart.

Quando a ABIESV foi fundada, conforme notícia do Infomoney, o relacionamento entre fornecedores e varejistas sofria drásticas alterações, caracterizado pela ampliação do poder de barganha dos varejistas e das recentes disputas entre ambos os lados. O setor foi obrigado a se reestruturar, realizando pesados investimentos nas áreas de operação, logística e de marketing.

Nesse cenário, surgia a ABIESV com o intuito de compartilhar com os clientes os muitos anos de conhecimento acumulado pelos melhores profissionais do mercado de equipamentos e serviços para o varejo. O primeiro presidente da entidade foi Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins, que depois ocupou outros cargos (Diretor do Comitê Internacional, Conselheiro e Vice-Presidente), até assumir novamente a presidência em 2019 e permanecer até hoje. Entre os fundadores da ABIESV também está Julio Takano, arquiteto, CEO da Kawahara & Takano Retailing. Ambos, Andrade e Takano, estão entre os maiores especialistas em varejo do País.

Objetivos e projetos

Passados todos esses anos, a ABIESV se consolida como fomentadora da profissionalização do negócio de varejo, oferecendo apoio ao varejista no que se refere ao PDV e estimulando a troca de informações entre os diversos setores de serviços e indústrias voltados ao setor. A entidade também promove o ambiente ideal para a criação de networking e oferece informações primordiais sobre assuntos da ordem do dia e experiências bem-sucedidas.

A ABIESV faz isso por meio de diversas ações, entre elas eventos, como o tradicional Backstage do Varejo, criado em 2012, que já reuniu mais de 7000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos, na discussão de temas que compõem o dia a dia do setor. Também promove workshops, rodadas de negócios e outros.  E participa das mais conceituadas feiras do setor, entre elas Latam Retail Show, ABF Franchising Expo, Euroshop e Couromoda.

Ao longo desses 20 anos, a entidade criou projetos importantes, entre os destaques estão:

. Guia de orientação para o varejo (em 2003) — cartilha para pequenos e novos empreendedores com orientações de um projeto de mobiliários e materiais adequados para cada tipo de PDV;

. Assinatura de convênio com a APEX (2013) — levando o setor da indústria e serviço em varejo para o mercado internacional;

. Apoie o Pequeno, www.apoieopequeno.com.br (2020) — loja virtual gratuita para que o pequeno empresário comercialize seus produtos, criada com as parcerias da Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE e da plataforma de e-commerce do grupo VTEX, maior da América Latina do seu segmento, e apoio do Sebrae;

. Loja + Segura, http://www.lojamaissegura.com.br (2020) — guia com uma série de orientações de medidas a serem tomadas de prevenção ao Covid-19, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde – OMS, destinado ao comércio que reabria. Os varejistas que seguiram as normas receberam o Selo ‘Loja + Segura’.  O projeto teve a parceria da startup InfoGo; e o apoio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL.

Associados

Associação multissetorial, a ABIESV tem associados, empresas e prestadores de serviços, que desenvolvem produtos com foco nos diversos segmentos do varejo. E nesse sentido, a entidade fortalece e articula ainda mais a cadeia de fornecimento do varejo e propicia novas oportunidades de negócios também no exterior, sempre focado em resultado.

“A ABIESV conecta todo ecossistema das indústrias e serviços que contribuem para varejo, traz informações relevantes e fortalece o setor. Parabenizo a ABIESV pelos seus 20 anos”.

Andreia Taba, CEO da Creative Display

“Há mais de 10 anos a HMY é uma empresa associada da ABIESV e neste período construímos relacionamentos saudáveis com os demais associados. Acreditamos que inovação e uma exposição adequada no ponto de venda são fundamentais para o varejista continuar crescendo. Através da ABIESV incentivamos a troca de experiência com arquitetos, VMs e engenheiros para as melhores práticas de varejo.  O foco é transformar ideias criativas em exposição”.

Alessandre Camusso – Retail Manager na HMY

“A The LED é a maior empresa de tecnologia interativa do país, especializada em criar experiências em painéis de LED para comunicação visual, sinalização e publicidade. Acreditamos que alguns dos principais motivos de estarmos à frente, sempre inovando, é o nosso compromisso com o associativismo, com a promoção da troca contínua de informações relevantes e o constante enriquecimento de nosso networking. Por isso, estarmos junto com a ABIESV nesses anos é algo quase que inevitável. Uma associação que sempre busca enaltecer o setor varejista brasileiro, que tem credibilidade e dirigentes comprometidos. Esperamos que por mais muitos anos estejamos unidos e assim continuarmos obtendo sucesso”.

Elaine Dias, diretora de Marketing da The LED

“O movimento de transformações tecnológicas, culturais e comportamentais, aliado a digitalização e humanização do varejo, é o tema evidente em constante debate. A Data System em parceria com a ABIESV tem o compromisso de ajudar nesse propósito”.

Rubia Fernanda Vitt, gerente de Customer Success da Data System

 

Dias de hoje

Agora, há quase dois anos o mundo foi sacudido por uma pandemia que mudou os hábitos do consumidor e impactou o varejo, e o fez se transformar, se reinventar. O consumidor hoje quer pedir online e buscar na loja, comprar na loja e receber em casa. E está sendo possível comprar por aplicativo e receber a encomenda em recordes de tempo. “Essas práticas fazem parte do proclamado ‘novo normal’. Vivemos por muito tempo um mundo em que construíamos uma loja física e esperávamos o cliente vir buscar. Agora, nos conectamos com o consumidor através de ferramentas tecnológicas que evidenciam que, mais do que um ponto de venda, o meu varejo é uma marca. Marca que deve criar uma relação próspera”, afirma Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV.

Segunda Ana, o varejo atual é onipresente, onde as marcas se relacionam com os clientes de diversas formas. “E nós da ABIESV, após 20 anos, estamos mais estudados, capacitados e prontos, crescemos em vários aspectos, podendo fazer e oferecer ainda mais”, conclui a especialista.

Compõem, ainda, a diretoria da ABIESV: a vice-presidente Juliana Neves, sócia-diretora da Kube Arquitetura; no Financeiro, Rosely Kawahara, sócia na Kawahara & Takano Retailing; no Jurídico, Fernando Fernandes, proprietário da Fernando José Fernandes Advogados; no Marketing, Thais Moro, gerente na Lemca Iluminação; no Visual Merchandising, e Sonia Paloschi, que está à frente da Purchase Comunicação & Marketing. E como conselheiros: Akira Nagata, proprietário da Omega; Julio Takano, CEO da Kawahara & Takano; Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo; Iara Jatene, sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design; e Ronald von Zimmermann, proprietário da Art Acão Buffet e Eventos.