ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABF Franchising Expo 2022 levou conhecimento e rendeu negócios

ABF Franchising Expo 2022 levou conhecimento e rendeu negócios

18 jul 2022

A ABF Franchising Expo 2022, realizada de 22 a 25 de junho, deu acesso a capacitação em franchising com quase 50 horas de imersão com conteúdos, palestras e networking com grandes nomes do setor. A Arena do Conhecimento deu informações sobre A Lei do Franchising 13.966/2019, passos para avaliar uma Franquia, conceitos de franchising, entendendo o contrato de franquia, entre outros. Contou com instrutores, profissionais de marcas, consultorias e escritórios renomados no setor como Praxis Business, Zanin Advogados, Andrea Oricchio Advogados, Depyl Action, Goakira, NetplaN Consulting, Pinheiro Neto, Wizard, Vecchi Consulting, Kickoff, Loja de Franquias, além de instrutores credenciados da ABF.

Para Daniel Bernard, da NetplaN, é muito gratificante ser um dos palestrantes veteranos da feira: “ministro palestra desde a primeira edição que surgiu a Arena do Conhecimento e sou expositor desde a primeira edição da feira e percebo que, cada vez mais, a plateia está mais qualificada e engajada, trazendo perguntas sobre coisas mais específicas que não encontram em publicações gerais. Isso torna ainda mais interessante, porque trazemos muito o cunho prático para discussão. Fico muito feliz em compartilhar meu conhecimento e ajudar mais pessoas”, comenta.

Para quem estava buscando virar um franqueador, as palestras também agregaram conhecimento. Julian Reinaldo veio de Boa Vista, em Roraima, em busca de mais informação para transformar a Lanchonete Canto do Açaí, que ele é o fundador, em franquia. “Assisti uma palestra do Grupo Goakira e fomos muito bem recebidos por toda a equipe. O conteúdo é bem explicativo e dinâmico, tendo a possibilidade de perguntar e dar depoimentos”, fala.

Inovação com as startups

A ABF Franchising Expo 2022 dedicou um lugar especial à inovação, que está no DNA das redes de franquias: a Arena Startups. As dezenas de milhares de pessoas que passaram pela maior feira de franquias do mundo puderam conhecer o trabalho da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), por meio da sua vertical LinkLab, e de startups como Inside The Box, a Moreco Tech e a Immo Invest.

Com 36 anos de história, a ACATE é reconhecida como o principal hub de inovação do Brasil. Parceira da ABF na área de Transformação Digital por meio do LinkLab, a entidade apresentou na feira seus pilares estratégicos: sua incubadora, já eleita entre as cinco melhores do mundo por duas vezes seguidas, e suas verticais de negócios, destacando o LinkLab. Segundo Francisco Valverde, da área Comercial da ACATE, trata-se de um programa de inovação aberta, que procura entender as dores das empresas e, a partir de trilhas de inovação criadas nele, conectá-las com startups que ofereçam soluções para essas dores.

Criada há três anos, a Inside The Box é um app que melhora a comunicação da rede com seus pontos de venda. “A gente leva a comunicação até a pessoa e não espera que ela venha até a comunicação. Esse é nosso maior diferencial”, afirma Luiz Noldin, fundador.

A Moreco Tech é uma startup que oferece um modelo disruptivo de negócio na área imobiliária. A empresa banca a construção das unidades de franquias dos franqueados da rede, em projetos modulares, por meio de assinaturas. É como se o franqueado estivesse alugando o imóvel. Criada há um ano, em Itajaí (SC), a Moreco já está presente em nove estados.

Primeira fintech associada à ABF, a Immo Invest (regulamentada pela CVM) é uma plataforma digital de investimentos em equity crowdfunding,  exclusiva para franquias – um financiamento coletivo cuja modalidade disponibiliza quotas de franquias para investidores. “Nosso intuito é justamente ser uma ferramenta de expansão para as franqueadoras”, afirma o CEO Diego Scalvi.

A Arena Startups exemplifica o foco da ABF nas ações relacionadas às mudanças digitais. De acordo com Carlos Zilli, diretor da Comissão de Transformação Digital da entidade, “o espaço Startups na ABF Franchising Expo veio para ficar. O resultado nesta edição foi muito acima das nossas expectativas. Na feira de 2023, queremos crescer e oferecer mais oportunidades de relacionamento entre o ecossistema de startups e os associados ABF. Essa aliança busca soluções inovadoras para o mundo do franchising”, afirmou.

Segundo Alexandre Passarelli, gerente de Marketing e Transformação Digital da ABF, a ideia é ao menos duplicar o número de startups na 30ª ABF Franchising Expo, em 2023. “Estamos fazendo um piloto que já deu certo”, disse. Ainda segundo Passarelli, as startups expositoras tiveram diversos contatos com marcas na feira que vão permitir o fechamento de novos negócios  em virtude, justamente, dos seus clientes participarem do evento.

Prêmio Estande Sustentável

No evento foi anunciado o Prêmio Estande Sustentável da ABF Franchising Expo 2022. As marcas vencedoras foram: Banco Safra, na categoria Grande; Bob’s no Médio; Água de Cheiro, na categoria Pequeno; e Bioflora, no Básico. Os troféus foram entregues pelo presidente da ABF, André Friedheim, e pelo diretor de portfólio da Informa Markets, Hermano do Amaral Pinto Junior.

Ao longo de cinco anos de participação na Feira, a Água de Cheiro ganhou o seu segundo prêmio de sustentabilidade. “A marca passa por transformações na realidade do mercado brasileiro e o nosso estande replica o espaço da loja física com uma parte especial, criado em parceria com a casa Vollmens de fragrâncias, com uma série de acordes que geram perfumes personalizados, sem desperdícios”, explicou Olindo Caverzan, diretor-geral da marca de perfumes.

Além disso, o estande da Bioflora contou com “materiais recicláveis, lâmpadas de led reutilizadas, coleta seletiva e pretendemos expandir cada vez mais a educação ambiental para todas as lojas da rede”, disse Renata Croce, co-fundadora marca e CEO do estúdio Emile.

Criada na edição de 2011 da ABF Franchising Expo, a premiação reconhece e valoriza as marcas expositoras que adotam boas práticas socioambientais em seus espaços, como redução do consumo de água e energia elétrica, reciclabilidade do estande, desperdício de alimentos e controle da emissão de gases causadores do efeito estufa.

As informações e dados apurados são analisados pela BR+10, empresa de gestão ambiental especializada na administração de resíduos, logística reversa e coleta seletiva.

 

Crédito da foto de abertura: Albuquerque Comunicação