ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A Samaritaine e seus novos displays – grandioso e belo

A Samaritaine e seus novos displays – grandioso e belo

30 jul 2021

*Por PhD. Sylvia Demetresco

A Samaritaine foi fundada, em 1870, por Ernest Cognacq, e realizada por Henri Sauvage, o arquiteto art nouveau de Paris, que ganhou o concurso feito na época para a construção do grand magasins, como eram chamados. Entre 1850 e 1870 nada mais do que seis dessas lojas de departamento existiam em Paris, que continuam com sucesso.

Este espaço de mais de 70.000 m², em 10 níveis, faz parte de uma abordagem ambiental inovadora. A arquitetura foi toda renovada durante 16 anos e abriu suas portas dia 23 de junho na presença do presidente da França Macron e seu proprietário Bernard Arnault.

Suas colunas e armações de metal pintadas em um tom de azul hortênsia claro, as maravilhosas escadarias com corrimão de ferro forjado neste azul especial e pequenas flores em ouro tornam este espaço algo maravilhoso. Cada andar tem um forro com flores esculpidas. A parte das lojas-conceito, com 20.000 m² veio para encantar!

Uma cúpula de vidro imensa se ergue no alto, para deixar luz natural entrar no ambiente. Ao redor dela, sobre um fundo ouro, pavões, animais, flores e folhas em arco decoram todo o forro e mosaicos em ouro dão um acabamento lindíssimo. As letras do fundador EC, se entrelaçam de vez em quando, pintadas em ouro.

São mais de 600 marcas de moda masculina e feminina, perfume, bolsas, calçados que se encontram sob um mesmo teto, por mais de 3000 m². As outras ambientações são compostas por um SPA, um Hotel, escritórios um terraço e uma dezena de restaurantes. No último andar um filme se projeta para mostrar os arredores de Paris, dando um toque do que será a vista do terraço, quando for inaugurado. O mais interessante são as fachadas, uma moderna de vidro ondulado e a antiga, com vitrinas divertidas, que contam sobre a moda e a viagem. Dentro cada marca conseguiu inventar novos tipos de displays: redondos e altos para moda, caixas para cintos, mesas para chapéus, displays em curva para champanhe, biombos recortados, muita coisa boa.  A cada canto uma novidade: iluminação diversa para cada marca, pequenos ambientes de descanso muito inusitados, o espaço para turistas especial, cada restaurante com menus de viagem, um requinte que só em tal superfície poderia ser tão grandioso e belo!

Sylvia Demetresco, especialista em Visual Merchandising com experiência acadêmica internacional, leciona VM na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrina