ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A importância da iluminação no PDV será abordada no  31º Backstage do Varejo

A importância da iluminação no PDV será abordada no 31º Backstage do Varejo

12 ago 2019

‘Iluminação – Fator Surpresa’ é o tema da palestra do lighting designer Guinter Parschalk, titular da studioix (escritório especializado em percepção, visual com atuação predominante em iluminação), no 31º Backstage do Varejo, evento que a Abiesv promove dia 20 de agosto, das 8h00 às 13h00, no Centro de Convenções da FAAP, com uma série de palestras, debates e apresentações de cases sobre iluminação e store design.

“A iluminação é fundamental na concepção de um projeto arquitetônico, principalmente quando se lida com um público totalmente diverso, produtos de várias naturezas, funções e valores diferentes entre si”, explica Parschalk, que atua nas áreas de design de produto, iluminação e percepção visual desde 1984, com projetos realizados no Brasil e inúmeros países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, muitos com certificação LEED e AQUA. Segundo o especialista, iluminação é o meio de se apropriar da arquitetura e de como o produto comercializado se insere dentro dela. “Não podemos nos esquecer que LUZ é a primeira e principal impressão que temos de nosso mundo; naturalmente considerando pessoas com visão saudável”.

Para o especialista, nem todos os varejistas estão atentos à importância de um projeto profissional de iluminação no ponto de venda. “Mas a cada dia cresce a consciência de sua importância. A informação e comunicação hoje existente, principalmente pelos meios digitais, vem facilitando em muito a educação dos clientes, tanto as pessoas físicas como as jurídicas”.

Parschalk explica como abordará o tema em sua palestra no Backstage do Varejo: “O fator surpresa (naturalmente quando positivo) é um dos principais meios de observação, apreensão e motivação humana. Grande parte do público se sente atraído por formas lúdicas ou diferenciadas de se ver e desta forma, a luz como a matéria prima mais virtual da arquitetura, nos permite, de forma tri e “quadridimensional”, criar e explorar efeitos condizentes com o espaço e a tipologia do produto em questão.

Guinter Parschalk — Arquiteto com pós-graduação em desenho industrial na Áustria. Tem seus trabalhos publicados em diversas revistas e livros nacionais e internacionais e palestras realizadas, com destaque para Light & Building, em Frankfurt; Euroluce, em Milão; Light Focus, em Londres; Biel, em Buenos Aires; e aula magna, na UNAM – Universidade Autônoma do México. Tem desenvolvido diversos projetos com certificação LEED e AQUA, entre eles o Laboratório Delboni Auriemo; Unidade Santana/SP (primeiro projeto LEED certificado na cidade de São Paulo); os edifícios Ventura Tower/RJ, certificado Gold e Rochávera/SP (primeiro a ser certificado na categoria Gold no Brasil), ambos da Tishman Speyer; o novo Centro de Distribuição da Avon em Cabreúva, entre outros. É membro de organizações de classe, como a AsBAI — Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (da qual já foi diretor de relações sociais por duas gestões); IALD – International Association of Lighting Designers; AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (da qual já foi vice-presidente); e membro fundador do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

Radix Estudio de Design – studioix – atua internacionalmente como foco em percepção visual, criando e desenvolvendo projetos de iluminação, tratamento de superfície e outras áreas correlatas à visão. Tem grandes projetos de várias naturezas principalmente focados à certificação e a eficiência energética.

Foto: Restaurante A Bela Sintra (rua Bela Cintra)