ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A importância da identidade arquitetônica para uma empresa

A importância da identidade arquitetônica para uma empresa

01 nov 2019

Ao iniciar o trabalho de arquitetura em uma empresa, Valéria La Terza, coordenadora de novos projetos da LAB Arquitetos, explica que o primeiro passo é criar a sua identidade arquitetônica, a partir de um conceito bem definido. “O conceito é feito pela agência que desenvolve o branding. Quanto mais claro o cliente tem os valores de sua marca, mais fácil fica desenvolver nosso projeto. Mas nem sempre o cliente tem isso claro, então, nosso trabalho é o de traduzir tudo que foi feito pelo branding para transformar em uma loja final. Uma marca bem construída é fundamental para o sucesso do trabalho que realizamos”, diz Valéria.

O branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. “Nosso trabalho junto com a empresa de branding é muito importante. Ajudamos o cliente a entender todas as referências apresentadas e traduzimos para o projeto de arquitetura”.

Tipo de loja e de produtos, públicos-alvos e conceito de vendas. O passo seguinte é responder uma série de perguntas como essas, segundo a arquiteta. “Só então pensamos no projeto arquitetônico”. A criação do projeto leva em conta, conforme a especialista, ações para que o cliente se sinta bem confortável na loja e circule por todo espaço. “É preciso criar estratégias que façam o consumidor valorizar os produtos e comprar por impulso”, explica Valéria, que também já foi professora do curso de design de interiores, da Panamericana Escola de Artes e Design (entre 2014 e 2018), ministrando aulas de desenvolvimento de projetos comerciais e varejo.

Valéria dá exemplos de projetos, como o do restaurante nordestino Mocotó. O dono abriu outro restaurante mais refinado, depois um café e, em seguida, quiosques. “E cada estabelecimento com clientes diferentes, porém, tivemos que manter algumas características da marca registrada do Mocotó”, conta a especialista, que foi uma das palestrantes do 32º Backstage do Varejo (8/10), promovido pela Abiesv, com os patrocínios da Lemca Iluminação e Omega Light.

A LAB Arquitetos é responsável por outros projetos como do Balaio no IMS-Instituto Moreira Salles, Nike, Raia Drogasil e restaurante Varanda, entre outros. Fundada em 2002, pelos arquitetos Marino Barros e Rodrigo Leopold, a LAB já desenvolveu mais de 1800 projetos, a maioria na área comercial e de varejo.

 

Foto: Varanda/ Plaza Iguatemi – Marcelo Kahn