ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A guerra pela entrega rápida

A guerra pela entrega rápida

12 jul 2021

Logo no começo do ano, o Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido pela National Retail Federation (NRF), já teve palestras que ressaltaram o quanto os consumidores querem entregas rápidas. Entre elas a de Michelle Evans, chefe-sênior de Consumidor Digital da Euromonitor International, em sua fala sobre inovação tecnológica e onde os varejistas devem investir.

Com a pandemia muitos consumidores passaram a usar lojas online para receber os produtos em casa, ao invés de irem ao estabelecimento. Percebe-se que a preocupação do varejista em atender esse consumidor ficou ainda mais evidente, com algumas notícias da última semana: a expansão das dark stores, pequenos centros de abastecimento de serviços de e-commerce distribuídos pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; e o Magazine Luiza que ganhou o direito de dizer que tem a entrega mais rápida do Brasil, no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR.

Dark stores – são supermercados com bens de consumo, onde os profissionais das empresas selecionam os produtos comprados e os leva aos entregadores. São pequenos centros de distribuição, com portifólio enxuto, mas muito bem selecionados. Como a startup Daki, que promete fazer entregas em no máximo 15 minutos. Lançada no início do ano, tem 10 espaços em São Paulo e a expectativa é de que suba parta 100 ainda em 2021, incluindo uma no Rio de Janeiro. Possui mil produtos diferentes.

Outra mais ousada promete entregas em até 10 minutos, o aplicativo colombiano Rappi. A startup tem 34 lojas nesse formato nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e pretende saltar para 150 unidades, até o final do ano. Seus centros têm 1.500 itens.

Magalu – Conforme o portal da Exame, depois da apresentação de documentos e pesquisas, que incluem a performance de outros concorrentes, o Conar autorizou o Magalu afirmar que tem “a entrega mais rápida do Brasil”.

A história começou quando o Mercado Livre entrou com liminar para averiguação da campanha lançada há poucos dias, pelo Magazine Luiza de entrega em até uma hora, em 11 cidades brasileiras (Aracaju/SE, Belém/PA, Campina Grande/PB, Fortaleza/CE; João Pessoa/PB; Maceió/AL; Recife/PE; Ribeirão Preto/SP; São Paulo/SP; Salvador/BA; e Teresina/PI).

Magalu ganhou o direito, mas o Mercado Livre enviou comunicado dizendo que vai recorrer da decisão do Conar. Segundo a companhia, estudos foram realizados e comprovam que, dentre os prazos de entrega de todos os marketplaces pesquisados, o Mercado Livre tem a entrega mais rápida do Brasil.

Marcos Andrade fala sobre o Dark Stores e Magazine Luiza nos curtos vídeos a seguir. Assista:

Foto de abertura: Freepik