ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A evolução do VM

A evolução do VM

13 nov 2020

A visual merchandiser Lilian Salmim, que atua na área há quase 20 anos, concedeu entrevista ao Portal do Varejo sobre as tendências do segmento. Formada em designer de interiores, com especialização em VM pela College Fashion Londres e docente na Belas Artes, Liliam já desenvolveu dezenas de projetos, alguns ilustrados nesse espaço.

Diretora criativa do seu estúdio LS Visual Merchandising, especialista em cenografia, Liliam projeta lojas e outros segmentos, com designers exclusivos, aplicando técnicas de VM. “Meu universo criativo busca traduzir a essencia de cada marca. Minha missão é trazer informação correta e fortalecer a área de VM”, afirma a profissional.

. No que os benefícios e técnicas do Visual Merchandising avançaram nos últimos anos?

L.S. – Com certeza o Visual Merchandising agregou muito nos pontos de venda, que conseguem captar melhor seus clientes através das estratégias de identidade no Branding. O VM tem muito estudo antes de entrar com a parte visual, e hoje em dia essa ferramenta faz parte do planejamento de uma marca.

. Qual o processo do VM a partir do momento que o visual merchandiser é chamado pelo lojista?

L.S. – O VM faz a curadoria, dentro do DNA de cada marca. É como se fosse um diagnóstico do branding. Identificamos as deficiências, e entramos com estratégias para melhorar o PDV e maximizar as vendas.

. Importante hoje são as experiências, sobretudo, no varejo físico. Como oferecer as melhores experiências? E como combiná-las com o perfil e o propósito da loja?

L.S. – Sim é muito importante estudar o universo da ‘persona’ (é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio) que queremos atingir, só assim podemos trabalhar estratégias que irão captá-los. Para mantermos o relacionamento, o cliente precisa se identificar com o espaço, com a linguagem e os valores da marca.

. Já temos as principais tendências de VM para 2021?

L.S – O VM sempre vem alinhado com o varejo, novidades em relação a revestimentos, iluminação, mobiliários, equipamentos, tecnologia, etc… Mas devemos analisar o momento, onde a pandemia afetou todos os setores e a falta de matéria-prima, e aumento do dólar, deve dar ênfase a movimentos como o upcycling, que consiste em reaproveitar. Como em outras áreas o VM também tende a se adaptar à atual realidade, sempre dentro do novos comportamentos do consumidor. Novos formatos de aplicação e estudo do VM crescerão no online.
E o colaborativo também terá seu papel importante.

. O e-commerce cresce. Como usar o VM na loja virtual?

L.S. – Acho importante reforçar que temos outras frentes de campo no online, que essa não é uma das nossas expertises, a não ser que se especialize e estude o digital que tem muitas técnicas. O VM deve saber de suas competências e a melhor forma de se reunir ao online é direcionar à profissionais que são capacitados e atuam na área como: UX Designer, Designer gráfico, entre outros. No online, o VM entra em cenografias para ambiente de fotos e styling para looks.

Foto da abertura: Projeto de Cenografia e Styling // Loja Loderro // Cidade: São Paulo/ Bom Retiro //  Atacado/moda feminina // Projeto de VM de Liliam Salmim.

A seguir mais alguns projetos de Liliam:

Projeto de Cenografia e Styling // Marca: Minha grife // São Paulo/ Brás // Seguimento Atacado/moda feminina

Projeto de Cenografia e Styling // Loja Tribeca // São Paulo/ Bom Retiro //Atacado/moda feminina

Projeto de Store Designer // Marca: My Pet // São Paulo // Clinica Veterinária