ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
A constante inauguração de lojas físicas para novas experiências com o consumidor

A constante inauguração de lojas físicas para novas experiências com o consumidor

20 Maio 2022

Quem estava em dúvida, há um tempo, sobre a loja física acabar? Pois com as constantes notícias de aberturas de lojas parece que não existe mais motivos para dúvidas. Semanalmente, redes expandem abrindo novas unidades, e marcas que eram apenas digitais se lançam no universo dos espaços para experiências presenciais dos consumidores, como foi o caso recentemente da Troc. A marca inaugurou, esse ano, duas lojas físicas. Uma em março, de 100 m², dentro da loja da Alme (do Grupo Arezzo&Co), na rua Oscar Freire, no modelo shop in shop (quando a marca ocupa espaço na loja de outro varejista). A segunda loja foi inaugurada em abril, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba.

A decisão de abertura das lojas partiu da experiência da marca com duas flash pop-ups, quando conquistou um aumento de 160% de novas compradoras no online e um crescimento de 50% no fluxo de usuários no site. Das cerca de 30 mil peças recebidas mensalmente pela Troc, 45% são vendidas no primeiro mês. O tíquete médio é de R$ 320 por cliente.

A Troc foi criada em 2016 pela empresária Luanna Toniolo, focada em moda circular, conceito que consiste em aumentar o ciclo de vida útil das roupas, monetizando peças já usadas e em bom estado de conservação. Em 2020, o Grupo Arezzo&Co adquiriu 75% do capital social da empresa.

Outro case interessante, também, de marca digital que foi para o físico é o da Mobly. Empresa líder no varejo online de móveis e artigos de decoração, em 2019, inaugurou um espaço de 4,5 mil m2, na Av. das Nações Unidas (no16.737), com 17 ambientes decorados, e investimentos, na época, de R$ 6,5 milhões.

As gigantes

Após a Google abrir, no ano passado, a sua primeira loja física em Nova York, com muita interatividade e apresentando todas as suas tecnologias, agora foi a vez da Meta, conglomerado que controla o Facebook, Instagram e o WhatsApp, que acaba de inaugurar também a sua, no campus da unidade Meta’s Reality Labs, no Vale do Silício.

Com temática imersiva e oportunidades de o consumidor experimentar o metaverso da marca, a nova loja comercializa lançamentos de 2021: óculos de realidade virtual Quest 2 e os óculos inteligentes Ray-Ban Stories, entre outros; e, também, terá à mostra as tecnologias a serem lançadas.

A loja física da Google tem feito sucesso. Na NRF desse ano (maior feira de varejo do mundo), muitos visitantes aproveitaram a estada em NY para conhecer de perto uma das maiores empresas de tecnologia de todos os tempos e surgiram aos montes as postagens nas redes sociais. “Na loja, a Google mostra como trazer essa tecnologia para dentro de casa e como usá-la para resolver um problema da empresa. O espaço permite que os usuários interajam com os produtos e tecnologias da marca. É um universo imenso de interação digital em exibição”, conta Ricardo Guinâncio, diretor de inovação da ABIESV.

Foto de abertura: Troc, espaço está localizado dentro da loja da marca Alme, na rua Oscar Freire, em São Paulo – Foto: Divulgacão