ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

5 formas de reduzir custos em meio à crise

21 jun 2016

Em vista da instabilidade econômica, a revisão de custos parece ser a saída pela qual boa parte das empresas busca garantir sua saúde financeira. Mas não basta diminuir custos: para que o corte de gastos promova um resultado duradouro e efetivo, é preciso estratégia e planejamento.

Segundo Denis Del Bianco, diretor da TOTVS Consulting, a definição das áreas que serão impactadas e a intensidade da redução dependem da natureza do negócio e do porte da empresa. “Com as ferramentas certas e o conhecimento das melhores práticas de mercado é possível trazer à tona as principais fontes de custos de uma empresa (de departamentos a processos) e, com base nessas informações, desenhar uma estratégia para alavancar a competitividade do negócio”, defende Del Bianco em nota. Descubra a seguir cinco maneiras que ele destacou em artigo que podem ajudar o seu negócio a frear gastos em momentos de crise.

  1. Faça um diagnóstico de eficiência em custos: Identifique as oportunidades de reduzir custos associados aos processos administrativos, financeiros, operacionais ou de TI e Telecom (DGA).
  2. Pratique Strategic Sourcing: Avalie as estratégias de negociação, consolidação de volumes e identifique fornecedores e/ou modelos de fornecimento alternativo para diminuir o volume total gasto em compras.
  3. Otimize o estoque: reduza os custos totais com estoque, insumos, MRO (Manutenção, Reparo e Operação), WIP (Work in Process) e produto acabado, com análises estatísticas, baseadas no nível de serviço e criticidade do produto.
  4. Otimize o transporte: revise o modelo de planejamento, execução, controle e contratação das operações com base no perfil da demanda e especificidade da carga;
  5. Implemente ou melhore o Centro de Serviços Compartilhados (CSC): o desenho e a implantação de um CSC consolidam serviços e padronizam o atendimento. Para as empresas que já contam com um Centro de Serviços Compartilhados, o redesenho dele, por meio de diagnóstico de maturidade e programas de evolução, visa a um melhor aproveitamento.

Trabalhados de forma individual ou por meio de uma iniciativa conjunta, com respeito e valorização das características de cada negócio, esses procedimentos podem conduzir a resultados sólidos e duradouros, com uma redução de custos entre 5% e 30%.

Fonte: http://bit.ly/1Gv4Ic4