ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

4 dificuldades comuns a gestores de pequenas empresas (e como resolvê-las)

19 jul 2017

pilulas-do-varejo  Administradores de pequenas empresas enfrentam algumas dificuldades que, geralmente, são comuns entre eles. Grande parte delas é responsável por tirar o sono de quem está começando e até mesmo impedir o crescimento do negócio, já que representa obstáculos à boa gestão. A Jiva Gestão Empresarial listou 4 desses desafios comuns a empreendedores de pequenas empresas, confira nas Pílulas do Varejo desta Semana.

 

4 dificuldades comuns a gestores de pequenas empresas (e como resolvê-las)

 

1 – Analisar a Produtividade

Você sabe exatamente qual é a meta dos funcionários envolvidos na produção da sua empresa? E qual tem sido a produtividade real alcançada por eles? Essas são informações que nem sempre os gestores de pequenas empresas têm em mãos.

Isso porque elas dependem de um planejamento minucioso, além de um acompanhamento de perto não apenas para definir as metas, mas também para ter certeza de que a produtividade está indo para o caminho esperado.

 

2 – Verificar os resultados de vendas

Os resultados de vendas também são uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelos gestores de pequenas empresas. Embora tenham poucos vendedores, os pequenos negócios nem sempre têm controle dos resultados que eles estão trazendo. Por exemplo, pode ser que o vendedor com maior faturamento não seja o que traz maior lucro e não é possível fazer essa análise sem ter controle sobre os resultados de vendas.

Garantir essa gestão exige do empreendedor muitas horas de dedicação, uma vez que ele precisa acompanhar dia a dia o desempenho dos vendedores, quais produtos estão sendo mais vendidos, quais estão parados no estoque, quais são os mais rentáveis, quanto de desconto está sendo aplicado e vários outros detalhes que também podem levar algum tempo.

 

3 – Garantir a confiabilidade do registro de estoque

A sua empresa faz um controle de estoque eficiente? Quando você faz a conferência física, a quantidade das matérias-primas e/ou dos produtos finais bate com o seu registro? Se a sua empresa não tem esses dados, ela não é a única.

As pequenas empresas nem sempre conseguem fazer esse registro de maneira eficiente. Por mais que o estoque não seja grande, são muitos os itens que podem fazer parte da produção do negócio, o que dificulta a contagem. Dessa forma, o registro nem sempre torna-se confiável comparado ao estoque real.

 

4 – Identificar possíveis reduções de custos

Você tem um plano de contas com a classificação das despesas por natureza? Sabe onde pode cortar custos sem impactar nos resultados do seu negócio? Consegue identificar quais processos da sua empresa estão gerando desperdícios? Certamente, existem alguns custos que podem ser reduzidos na sua empresa.

Mas é preciso saber exatamente onde cortar. Do contrário, algumas medidas podem refletir no desempenho da empresa e não é isso o que você quer, certo? A redução de custos deve ser pensada para otimizar os recursos e, não, para levar a empresa a correr riscos.

OK, mas como resolver essas dificuldades?

Sua empresa enfrenta algum desses problemas? Se você chegou até aqui, é muito provável que sim. A solução que pode resolver todas essas dificuldades é a implantação de um sistema integrado de gestão (ERP), que vai fornecer dados importantes sobre o seu negócio. Esses dados são essenciais para que você tome as melhores decisões quanto à produtividade, às vendas, ao registro de estoque, às possíveis reduções de custos e muitas outras otimizações de processos.

O ideal é contratar uma empresa que ofereça uma solução completa, além de um ERP especializado em pequenos negócios.

 

* Artigo publicado originalmente no site Administradores.com