ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
30º Backstage do Varejo reúne experts para falar sobre Visual Merchandising, em vários segmentos do varejo

30º Backstage do Varejo reúne experts para falar sobre Visual Merchandising, em vários segmentos do varejo

14 jun 2019

O evento, realizado ontem (13/06), no Centro de Convenções da FAAP, teve 10 palestrantes, que abordaram o VM além da moda e a realidade aumentada

“O Visual Merchandising está presente em todos os detalhes do meu restaurante. Procurei um arquiteto que pensasse no lado emocional do projeto”, disse Fabio Maluf Tognola, proprietário do Lolla & Lollita (Itaim Bibi), durante o 30º Backstage do Varejo (13/6), realizado pela Abiesv, no Centro de Convenções da FAAP.

Segundo Maluf, hoje há carência de humanização na gastronomia, uma vez que os trabalhos de cozinha e salão são muito duros. “Ao criar este projeto, pensamos em mudar isso. Costumamos falar que temos dois públicos: clientes e funcionários. A ideia é ter um ambiente onde todos se sintam muito bem. Nosso restaurante não nasceu com o objetivo único de ganhar dinheiro e sim com o de criar envolvimento emocional e nova experiência”. Os que forem ao Lolla & Lollita poderão deixar suas sugestões e reclamações do serviço em um post-it, que ficará colado na parede. “Esse engajamento está dando muito certo e o que queremos, acima de tudo, é tocar o coração do nosso consumidor”.

Ao seu lado no palco, José Antônio Henrique, diretor do Studio Zeh, que assina o projeto Lolla & Lollita. O arquiteto conta que o restaurante é bem aberto e dividido em duas alas: Lolla é o restaurante e Lollita, a lanchonete. “Tudo foi escolhido minuciosamente para que o ambiente fosse acolhedor e harmonioso, desde os talheres, guardanapos, copos, até o piso, as paredes, a mobília e a iluminação. O restaurante tem espaço instagramável, muitas plantas, jardins, caminhos confortáveis, pintura, abertura para que todos possam ver a cozinha, e nosso principal VM é a própria comida (inspirada na parrílla e no pit de defumação)”.

A palestra de Juliana Neves, sócia-proprietária da Kube Arquitetura, escritório especializado em arquitetura comercial e sensorial, foi outra atração do evento. “Propósito e autenticidade são dois caminhos sem volta. A loja tem vida útil, é preciso renovar”, disse Juliana, autora de uma pesquisa exclusiva sobre design e emoção e ênfase em design para todos os sentidos, e do livro ‘Arquitetura Sensorial – A Arte de Projetar para Todos os Sentidos’.

A palestrante abordou a importância do VM como uma poderosa mídia de comunicação, que, por meio do storytelling, ajuda a tangibilizar valores, ressaltar conceitos da marca e promover o engajamento emocional para o cliente final. Apresentou cases de sucesso de VM em diferentes segmentos, como na lavanderia Laundry Express (Copacabana/RJ), cujo lema é ‘Nós amamos cuidar das suas roupas”, com design da fachada em formatos de bolhas, letreiro com desenhos de bolinhas de sabão e cabides fixados no teto. “O trabalho converteu em muitas vendas”, conta Juliana.

Entre os demais cases apresentados pela arquiteta está o Starbucks Coffee Sancturay (Indonésia), um ponto novo cujo propósito é educar. Ao entrar na loja, o consumidor é apresentado a uma plantação de café, ponto produtivo. “É preciso criar experiência de VM, por meio do proposito da marca. A geração Z quer ter experiências educacionais, ter senso de pertencimento e de comunidade”.

No Backstage do Varejo, os participantes puderam conferir, ainda, o trabalho de VM em grandes redes de lojas de materiais de construção, pets shop, farmácias, e de produtos de festas, no debate Big 4. Na mesa-redonda: Iara Jatene, arquiteta, sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design e conselheira-fundadora da Abiesv; Wanda Matos, gerente de marketing de ativação da Saint-Gobain Distribuição Brasil (Telhanorte); André Luiz Marinho Alves, coordenador de marketing da Petz; Luciane Righetti, gerente de design de lojas das Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco; e Wagner Quina, diretor digital e varejo da Regina Festas. Como mediador, Luiz Alexandre de Paula Machado, sócio-diretor da GS&Consult, empresa do Grupo Gouvêa de Souza, especializada em varejo e canais de distribuição.

O evento teve, ainda, palestra de Jon Harari, CEO e cofundador do WindowsWear.com, maior banco de dados do mundo de visual merchandising e comunidade global de criadores de varejo. A palestra teve apresentação de cases de marcas, de A a Z, que estão usando a realidade aumentada. “Estima-se que em 2020 haverá 100 milhões de compradores com Realidade Aumentada”, diz Harari.

Backstage do Varejo — Evento criado em 2012, discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Expor Manequins, Lemca Iluminação, Omega Light e LedWave. E os apoios da Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Espaço Zimmermann Gastronomia, Agência Purchase – Marketing & Visual Merchandising, Associação Comercial de Campinas – ACIC e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

A Abiesv tem as redes sociais: https://www.facebook.com/Abiesv2   //   https://www.instagram.com/abiesv/?hl=pt-br; https://www.linkedin.com/company/10200986

Na foto: Fábio Maluf Tognola 

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