, , ,

Especialista Julio Takano abordará o que há de mais atual em arquitetura de varejo em palestras no México

Julio Takano-30a

 

CEO da Kawahara & Takano e conselheiro da Abiesv falará em workshops e conferências a um público diversificado, ao longo dessa semana até 1º de junho

O arquiteto Julio Takano, CEO da Kawahara & Takano (wwwktarq.com.br), especialista em projetos para varejo, participa como professor e como palestrante, de três eventos no México essa semana. Dia 30 de maio, Takano falará sobre ‘Design Comercial na América Latina”, na 3ª edição do Visual Merchandising | Workshop Latin America,  da Associação Latino Americana de Visual Merchandising, na Cidade do México. O arquiteto fará um panorama dos espaços comerciais que geraram experiências de compras agradáveis. Para isso, usará como pano de fundo alguns dos trabalhos que já realizou, em seus 25 anos de atuação no segmento de varejo na América Latina, desenvolvendo arquitetura de negócios e conceitos de store design, sendo responsável pela criação de mais de 500 conceitos de lojas, com grande reposicionamento estratégico e incremento de vendas, totalizando 8.5 milhões m². Há 16 anos, Takano fundou a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, da qual é ex-presidente e atual conselheiro.

Este é o terceiro ano que Julio Takano participa da Visual Merchandising | Workshop Latin America, realizado no Expo Santa Fe México, Centro de convenções na Cidade do México. Falará para uma média de 200 pessoas, entre varejistas, merchandisers, visual merchandisiers, designers e arquitetos, em uma discussão sobre  diferentes tópicos do varejo e das necessidades do mercado atual.

Nessa semana, Takano está ministrando também curso de MBA, com valor curricular, no Programa Internacional de Verão, na ITESO Instituto Tecnológico e Estudos Superiores do Ocidente da Universidade Jesuíta de Guadalajara (fundada 1957), no México. Em suas aulas, que vão de 21 a 29 de maio, o arquiteto aborda o tema ‘Arquitetura de Negócios: Visual Merchandising y Branding Estratégico’, com os tópicos: processos envolvidos no design, redesenho, remodelação de espaços comerciais (pontos de venda e centros de consumo). E, ainda: pontos promocionais, fluxo de clientes, inclusão social e acessibilidade, equipamentos e mobiliário, fachada e vitrine da loja, branding estratégico, o DNA da  marca (som, aromas, embalagem uniformes), comunicação visual (campanhas, sinalização), arquitetura e design estratégico.

Takano recebeu o convite para ministrar o curso após ser assistido em palestra no evento da ALVM – Associação Latinoamericana de Visual Merchandising (2017), pela Dra. Blanca Robles Sánchez, coordenadora acadêmica do Habitat e Desenvolvimento Urbano da Universidade Jesuíta de Guadalajara.                     E, ainda, dia 1º de junho, Takano palestrará na Universidade Autônoma de Zacatecas – UAZ, que, de acordo com o jornal mexicano El Economista, está entre as 20 melhores universidades mexicanas. Em UAZ, Takano concederá entrevista para programa universitário de rádio e, em seguida, dará palestra também sobre arquitetura de negócios para diretoria da Universidade de Zacatecas e autoridades locais.

                Julio Takano – criador da Metodologia “KT Retailing”, que integra as disciplinas de planejamento estratégico, branding, arquitetura de varejo, comunicação visual, visual merchandising e design mobiliário. Nos últimos anos, ampliou seus negócios no Brasil e desembarcou no exterior (América Latina, América Central, África, Europa e Oriente Médio), acompanhando as expansões internacionais de seus grandes clientes. Entre seus cases estão: Tramontina – desenvolvimento de conceito, que norteia todas as lojas da marca TStore, incluindo lojas no exterior; calçados femininos Dumond, loja inaugurada em um dos maiores centros comerciais do mundo, o The Dubai Mall, nos Emirados Árabes; Lowe’s México – a segunda maior rede de lojas de produtos para construção e decoração dos Estados Unidos; Hering – com a reformulação das lojas suas ações cresceram 908%, em dez anos, tornando-se a empresa brasileira que mais se valorizou na Bolsa de Valores; O Boticário, maior franquia de cosméticos do mundo com mais de 3700 lojas. Entre as demais grandes marcas: Riachuelo, Leader, Tam, Wal Mart, Cavalera, TNG, Petz, Artex e Fastshop. O primeiro cliente foi a C&A.

Julio Takano é um empreendedor e grande investidor. Participa dos maiores eventos mundiais de varejo e é palestrante com atuação internacional. Em 2014 Takano apresentou no Euroshop Fórum Architecture and Design, o conceito Boticário “Open front”, que chegou entre os finalistas do Euroshop Retail Design Award, entre mais de 184 projetos internacionais selecionados. Este é considerado o maior prêmio do setor de negócios de varejo do mundo, por ter em sua comissão julgadora experts das maiores e mais representativas  associações de varejo.

Em 2017, Takano apresentou no Euroshop Fórum Architecture and Design, o conceito da Tramontina Store “pleasure to do it well done” desenvolvido pela KT, a Tramontina está presente em mais de 152 países e atualmente a Tramontina Store está expandindo operações no Brasil e na América Latina.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *