Como criar metas de sucesso no varejo?

pilulas-do-varejo A associada SER compartilha conosco esta semana uma das práticas que podem ajudar a pensar nas metas. Segundo a empresa, o método SMART é conhecido mundialmente e ajuda gestores a criarem metas baseando-se em cinco características essenciais: específica, mensurável, alcançável, relevante e atemporal. Confira os detalhes nas Pílulas do Varejo desta semana.

 

Como criar metas de sucesso no varejo?

O varejo, diferente de outros setores, é bastante dinâmico e por isso nem sempre gestores e líderes conseguem realizar planejamentos de longo prazo e segui-los à risca. Uma das práticas que podem ajudar a começar a pensar nas metas é o método SMART. Conhecido mundialmente, ajuda gestores a criarem metas se baseando em cinco características essenciais: específica, mensurável, alcançável, relevante e atemporal.

Além dos 5 fatores citados no método SMART, há outras dicas valiosas para criar boas metas:

1. Construir a meta com a ajuda de quem vai realiza-la, afinal ninguém melhor do que o colaborador para falar do que ele é ou não capaz;

2. Deixar o processo e a evolução visível para os vendedores ajuda a engajar a equipe já que eles entendem que cada pequeno passo é importante para o sucesso final;

3. Guiar a equipe, mostrando os primeiros passos sem esperar que a equipe faça tudo sozinha, afinal o papel do líder é também de auxiliar e mostrar o caminho deixando tudo bem claro.

No varejo as metas curtas são mais comuns, então, pode ser que o líder queira fazer uma reunião semanal para saber como está o andamento, ou ele pode extrair os dados direto do PDV, com diversas ferramentas, como o SER Casting que já mostra isso em tempo real no smartphone dele. O importante é acompanhar, não importa por onde, desde que haja periodicidade e atenção do líder.

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