Farmácias Vale Verde – Rede Paranaense adere modelo de loja conceito

As lojas estão sendo reformuladas em um padrão moderno e de experimentação

A rede de Farmácias Vale Verde é pioneira na instalação de lojas conceito no ramo farmacêutico. Para fazer o redesign, buscou estudar especialmente o comportamento do consumidor e oferecer uma proposta diferenciada e inovadora. O projeto arquitetônico foi capitaneado por Rosely Kawahara e Julio Takano, empresa especializada em desenvolvimento de conceitos de varejo que promovem o reposicionamento estratégico de marcas importantes no mercado.
A KT Retailing desenvolveu um trabalho vertical de reposicionamento, passando pelo planejamento estratégico, plano diretor, pesquisa qualitativa, branding, finalizando com o conceito de ponto integrando Arquitetura, Comunicação Visual Merchandising e Design de mobiliário. “No âmbito físico, aplicamos uma classificação para o mix de produtos por segmentos, que originou os pilares Saúde, Beleza e Bem-Estar”, explica Takano. Ainda segundo o arquiteto, a ambientação da loja foi totalmente alterada, visando transformar a experiência de compra de farmácia em “indulgência marcada por micro momentos de saúde, beleza e bem estar”. Um dos exemplos é a retirada do balcão de atendimentos de remédios controlados que não ocupam mais a área de vendas e que, agora, passa para a retaguarda e são solicitados através de um totem com dispensador de senhas, permitindo oferecer ao consumidor mais espaço e sortimento de produtos e a criação de uma área de espera com lounge ambientado. A Clínica Minuto Saúde, área para serviços de consultas com farmacêutico, recebeu cores neutras, vegetação e iluminação aconchegante.
O novo modelo proposto tem como principal objetivo apresentar soluções para o consumidor, para que o cliente sinta-se a vontade para realizar suas compras e ser atendido em todas as suas necessidades.
Com fachada mais aberta, a loja traz o conceito de venda semi-assistida, com retirada de balcões e a possibilidade de acesso fácil, incentivando ainda a experimentação.
Com mix amplo de produtos, além do estoque completo de medicamentos, a loja também mantém linhas exclusivas de dermocosméticos, maquiagens, produtos para mãos e unhas, cabelos, cuidados com a pele e uma ala significativa com produtos para homens e mães & bebês.
Além disso, esse novo modelo evidencia um grande diferencial da Rede Vale Verde, que é o Atendimento Farmacêutico, com as Clínicas Minuto Saúde – onde os clientes podem fazer acompanhamento da medicação, programas para perder peso e parar de fumar, além de programas de acompanhamento e monitoramento de doenças crônicas (hipertensão, colesterol e diabetes).
A rede já possui duas lojas nesse novo formato e tem um projeto de revitalização que será aplicado em todas as lojas da rede, para que todas as 35 unidades estejam alinhadas a essa nova estratégia.
Os profissionais receberam um treinamento especial, direcionado para esse novo estilo de atendimento, isso para esclarecer dúvidas e manter a qualidade de atendimento oferecida pela rede. “Toda a loja proporciona esta proximidade com o DNA da marca, que é a tradição, proximidade com o nosso cliente e serviços customizados” – analisa Ana Carolina Augusto Correa, presidente executiva da rede Vale Verde.
O investimento em lojas conceito reforça a importância do mercado norte paranaense para Vale Verde. Desde 2011, foram inauguradas 12 lojas e hoje o índice de satisfação do cliente é de 91%, resultado de pesquisa feita com clientes de todas as unidades, enquanto a média internacional para estabelecimentos de primeira linha é de 80%. A expectativa da rede é crescer 11% em 2017. “Expandir significa gerar novas oportunidades de emprego e contribuir na prestação de serviços para a população da região, ambos fatores importantes para continuarmos crescendo”, afirma a gerente de marketing do Grupo, Mariana Augusto.

Crescimento Vale Verde
Maior rede de farmácias do norte do Paraná, com 35 lojas em 7 cidades e 42 anos de mercado. As Farmácias Vale Verde divulgam dados de crescimento que mostram que nos últimos 5 anos o faturamento por ano aumentou em média 21,55%, número superior ao apresentado pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias), que cresceu em média 15,65% no mesmo período.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *