ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
1ª semana de NRF 2021: foco principal é o cuidado e a preocupação com as pessoas

1ª semana de NRF 2021: foco principal é o cuidado e a preocupação com as pessoas

16 jan 2021

O maior e mais tradicional evento mundial para o setor de varejo, o NRF 2021: Big Show do Varejo, promovido pela National Retail Federation, que vai até 22/1 (sexta-feira), em sua 110ª edição, pela primeira vez na história está sendo totalmente virtual. Aos que não puderem acompanhar o evento ou que quiserem um reforço nos assuntos, a ABIESV está parceira e apoiadora de eventos pós-NRF (datas e horários no serviço dessa matéria), que já estão sendo anunciados nos canais de comunicação para que varejistas e seus associados fornecedores fiquem por dentro das tendências do varejo e consumo para este ano de 2021.

Nos primeiros três dias de NRF, segundo Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, nunca se falou tanto de pessoas como no evento desse ano. “O foco principal em qualquer palestra que assistimos foram as pessoas, a boa experiência das pessoas, o cuidado que as empresas devem ter com as pessoas e com o ambiente para que as pessoas tenham um futuro saudável. Enfim, tudo que se relaciona a pessoas é o grande foco nessa NRF”, conta Ana, que é especialista em trade marketing, visual merchandising, comportamento de consumo e gestão de PDV. Ela acredita que a pandemia tenha acelerado este processo e despertado a consciência geral dessa necessidade muito grande. “Estamos indo para a segunda onda da pandemia, então, a compaixão e a empatia ficam mais presentes, acelerando esse processo de evidenciar as pessoas”.

Para Ana, isso é até uma contradição porque trata-se de uma feira basicamente tecnológica “que durante muitos anos ficou batendo nessa tecla da tecnologia e hoje deixa claro que ela existe para facilitar, eliminar ruido e agilizar qualquer ação que contribua para que as experiências das pessoas com as marcas sejam melhores”. E completa: “primeiramente as empresas têm uma lição de casa interna muito forte e importante a se fazer, antes de começar mudanças externas”. Ana ressalta que o melhor de tudo isso é que o assunto está sendo liderado por todas as grandes marcas da indústria e do varejo. “Talvez pela primeira vez, esteja havendo uma união conceitual de pensamento entre indústria e varejo”, conclui.

Marcos Andrade, presidente da ABIESV teve essa mesma percepção e completa esse raciocínio: “Na feira se falou do uso da tecnologia como ferramenta de apoio para a gestão e o relacionamento das pessoas. Mas, acima de tudo, se enalteceu a incrível força das pessoas, que são os atores deste grande varejo, tanto os que estão trabalhando como os consumidores. A feira mostrou estudos de comportamento e como o varejo está a serviço do cliente e de seus funcionários”. Andrade deu o exemplo da Walmart, que vai além do discurso e tem uma ação importante: a empresa tem um profissional em sua equipe, um Cheif Customer Officer (CCO), executivo sênior que cuida exclusivamente do cliente, para apoiá-lo e acolhê-lo, se preocupa com suas dores, como a entrega rápida de produtos, em desburocratizar os processos e com preços acessíveis.

Segundo Andrade, que também é CEO da Expor Manequins, outra tendência que esteve presente em várias palestras foi o ESG – Environmental, Social and Corporate Governance. Traduzindo é a Governança Ambiental, Social e Corporativa referente aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio. São critérios que ajudam a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas. “Quem incorpora o ESG em seu negócio garante mais investimentos, isso sem contar as novas gerações que estão muito de olho nisso. E o ESG está presente no NRF como um modelo que veio para ficar”.

Andrade conta que ao longo dos dias de palestras já estava sentindo falta de falarem sobre saúde mental, até que, na última quinta (14), o tema foi abordado por Dave Zielinski, diretor de desenvolvimento de negócios da Headspace, companhia especializada em meditação; e Lorna Borenstein, CEO da Grokker Inc., empresa de soluções de bem-estar sob demanda para trabalhadores, que apresentou dados de  trabalhadores do varejo, de fontes diversas: 54% dos empregados do setor disseram que o trabalho impactou negativamente sua saúde mental durante a pandemia e 70% afirmaram que este é o período mais estressante de suas carreiras. “É preciso falar e dar muitas informações a respeito deste assunto que tem mobilizado muito as empresas e afetado, sem dúvida, os integrantes do varejo”.

Para o presidente da ABIESV, inclusive, a NRF está sofrendo o mesmo que seus associados varejistas, sendo obrigada a fechar o físico e ir para o digital, e o evento perde aquele prazer do convívio. “No presencial, o grande componente enriquecedor é exatamente poder compartilhar outros olhares sobre os conteúdos. Muitas vezes vamos a feira em grupo, com curadoria, e a troca é intensa. Por isso estou participando de eventos pós NRF, assim posso colher outras opiniões. Agora, por outro lado, temos que reconhecer que o evento digital cria mais possibilidade de as pessoas estarem presentes. Para muitos é difícil viajar. Por isso, o digital veio para ficar. As pessoas terão essa opção, mesmo quando voltar o evento presencial. Uma coisa não exclui a outra”, conclui.

Eventos Pós-NRF

A ABIESV é parceira e apoia eventos pós NRF, como o seminário da Azov Consultoria e Educação (RJ), totalmente virtual (plataforma zoom), que será realizado dia 27/1, das 10h às 13h00, com palestra da diretora regional Rio de Janeiro da ABIESV, Juliana Neves, sócia-diretora da Kube Arquitetura, que falará sobre arquitetura e visual merchandising.

Os demais palestrantes são: Luiz Antonio Secco, Azov Consultoria: estratégia, posicionamento e crescimento da marca; Patrícia Rodrigues, sócia da Mais Que Isso: relacionamento com clientes; Raphael Lassance, sócio do Growth Team: comércio virtual; Maurício Salvador, presidente ABComm: inovação e tecnologia; Roger Sabbag, sócio e CEO Via Mia: como empresas lidarão com 2021; Fernando Câmpora, sócio Cherto Franchising: expansão e franchising em 2021; Rafael Sampaio, Impecável: ferramentas modernas de gestão no varejo.

Há 14 anos, a Azov realiza este seminário pós-NRF. O evento esse ano tem os patrocínios: ABComm, NCSA, Senac RJ. Os associados da ABIESV têm desconto, passando de R$ 110,00 para R$ 80,00 por pessoa. Inscrições: www.azov.com.br.

E no dia 2/2, também com apoio da ABIESV, a Vimer promove das 9h00 às 11h00, um Webinar exclusivo para compartilhar os principais insights do primeiro capítulo da NRF, em um talk que conta com o dinamismo e curadoria especializada de Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer. Serão explorados questionamentos, estratégias e ações para nortear os próximos passos do varejo no Brasil, a partir de inovações que estão em pauta no cenário global. O evento é gratuito para varejistas, mas as vagas são limitadas.  Link para inscrição: https:// https://www.sympla.com.br/always-on–pos-nrf-2021-by-vimer__1097154

O Negócio do Varejo, em parceria com o Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP, com apoio da ABIESV, desenvolveu um programa exclusivo – O RENASCIMENTO DO VAREJO – para que todos possam acompanhar o que há de relevante na NRF 21. Ao final de cada dia de evento, sempre às 18h, tem rodada de conversa sobre as palestras. ABIESV tem código promocional para inscrição RVarejo2PromoABIESV: https://linktr.ee/onegociodovarejo.

NRF Retail Big Show — Convenção Anual de Palestras e uma Exposição de equipamentos para varejo, que acontece no Jacob Javits Convention Center, em Nova York. Em 2020 foram mais de 800 exibidores, 300 palestrantes, 200 palestras, com mais de 40.000 pessoas presentes, entre elas 18.000 varejistas. São 96 países representados, a maior delegação internacional é a do Brasil, com 1.884 participantes. Acontecerá ainda nos dias: 19, 21 e 22 janeiro, com horários em torno de 11h às 16h, com variações. A inscrição no evento normal na NRF custa US$ 495 por pessoa, indo para US$ 695 depois de 7/1.

Crédito da foto de abertura: Pixabay